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Entenda 10 erros que você deve evitar em um site novo

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Entenda 10 erros que você deve evitar em um site novo. Tendo essa prévia orientação em mãos você estará um grande passo à frente da maioria dos outros iniciantes que agem por impulso, deixando seu site com uma cara profissional. A seguir, além dos 10 erros que você deve evitar em um site novo, vamos te mostrar a maneira correta de transformar cada um deles em grandes acertos.

 

Entenda 10 erros que você deve evitar em um site novo

Entenda 10 erros que você deve evitar em um site novo de uma forma simples. Esses problemas se dividem em erros de estrutura e erros de conteúdo. Erros de estrutura envolvem a montagem direta do site, enquanto erros de conteúdo são relacionados ao que o site oferece de experiência para o usuário. A seguir vamos elencar os 05 principais erros em cada uma dessas modalidades e dar sugestões sobre o que fazer nesses cenários.

 

Entenda 10 erros que você deve evitar em um site novo: estrutura, a arquitetura do site

 

1. Tipos de site

Antes de mais nada, saiba exatamente qual é o tipo de site ideal para seu ramo de negócios. Existem vários tipos, como o Institucional, Dinâmico, Loja Virtual, One-Page, Portal, Hot Site e Landing Page. Caso você tenha dúvidas sobre esse tópico, a P12 Digital tem um artigo pronto sobre tipos de site para esclarecer suas dúvidas.

 

2. Plataforma correta

Bom, você já sabe qual tipo de site escolher para sua empresa. Agora é momento de escolher em qual plataforma montar seu site. Existem várias opções, como o Wix, Webnode, Zyro, GoDaddy, Squarespace, Site123 e WordPress. Cada uma com suas vantagens e desvantagens que variam também com os preços do que cada uma oferece. Agora, quer uma dica de coração da P12 Digital? Use o WordPress.

Ele é um pouco mais trabalhoso que os demais em um primeiro contato, mas a quantidade de recursos intuitivos que ele oferece, unido ao fato de não serem necessárias noções complicadas de linguagem HTML, criação de sites, processamento de dados ou design gráfico, fazem dele a melhor opção para se trabalhar.

O site de notícias F5 online, em um artigo dedicado à análise do WordPress, destaca:

 “O WordPress é extremamente fácil de usar, pode ser configurado muito rapidamente e sua ergonomia é particularmente intuitiva. O gerenciamento de páginas, temas, links, mídias e plugins é feito de forma muito fluida e simplificada”

 

3. Cuidado com bugs

De acordo com o site TechTudo,

“Bug é um jargão da informática que se refere às temidas falhas inesperadas que ocorrem ao executar algum software ou usar um hardware. Esses erros imprevisíveis que prejudicam o funcionamento correto de alguma tecnologia podem desencadear problemas incômodos”

Esses erros no seu site podem ser até de breve e fácil correção, no entanto, a experiência do cliente será frustrada quando isso ocorrer, o que pode ser um divisor de águas para ele decidir comprar seu serviço ou produto. Além disso, podem existir erros que, além de uma experiência ruim para o cliente, podem trazer graves prejuízos financeiros a sua empresa. Veja a seguir algumas notícias sobre o que os tais bugs podem acarretar para sua empresa:

  • “Bug na Amazon faz consumidores compradores comprarem quase de graça”
  • “Bug faz consumidores conseguirem cupons de desconto de até R$ 500 na Amazon
  • “App e site do Itaú saem do ar após “bug” de movimentações repentinas em contas”

 

4. Links quebrados

Imagine que seu possível cliente gostou do seu site, interagiu bem com ele e resolveu explorá-lo mais as fundo. Links para outras abas estão disponíveis. Ele clica no link e o que acontece? Erro. A experiência do cliente foi frustrada e ele parte para outro site menos problemático.

Portanto, faça de tudo para evitar esses problemas na jornada do cliente pelo seu site. Faça verificações mensais ou semanais em todos os seus links. Essa é uma tarefa que pode ser otimizada com aplicativos que realizam uma inspeção em seu site e alertam quando algum link está quebrado. Por exemplo, existe o Google Search Console, uma ferramenta gratuita para testagem de links.

 

5. Faça testes e mais testes no seu site

Teste seu site quantas vezes for preciso. Assim você estará seguro de que seu cliente terá a melhor experiência possível. Essa é a cereja do bolo parte estrutural. Um trabalho de excelência consiste em revisão constante da qualidade daquilo que você entrega.

Lembre-se: os pequenos detalhes importam, e o seu cliente fará um paralelo com a qualidade do seu site com seus produtos ou serviços oferecidos.

Agora, vamos a montagem do site em si para entender quais erros podemos evitar nesse momento.

 

Entenda 10 erros que você deve evitar em um site novo: conteúdo, a experiência do usuário

O usuário deve ter uma experiência simples e fácil ao interagir com seu endereço digital. Lembre-se: o usuário, que você deve entender sempre como um potencial cliente, deseja adquirir a informação que ele precisa o quanto antes, se não ele pode optar pelo site do concorrente. A seguir estão algumas dicas para deixar seu potencial cliente mais confortável durante a navegação.

 

6. Cuidado com informações escondidas

É óbvio que você quer deixar as informações acessíveis da maneira mais clara o possível. Porém alguns erros podem passar desapercebidos. Por exemplo, quando se deixa o posicionamento de informações em locais de pouca visibilidade, ou até mesmo com cores que enfraquecem o destaque. Então, deixe tudo com uma fonte bem visível em locais de fácil acesso ao cliente. Lembre-se: se o usuário sentir que está perdendo tempo, ou tendo alguma dificuldade em sua página, ele vai fechar a aba e partir para outra pesquisa.

 

7. Fuja de muito texto e baixa interatividade

Se fosse para fazer uma pesquisa acadêmica seu usuário teria aberto a Wikipédia. Fora isso, a pessoa está em busca de soluções rápidas e otimizadas para seu problema. Então, ao invés de muito texto, por exemplo, ofereça vídeos explicativos. O audiovisual carrega muita informação de maneira otimizada.  Você precisa ter sempre em mente que as pessoas são muito impacientes na atualidade.

Veja o que diz a BBC em um artigo sobre concentração no século XXI:

“Um estudo realizado pela Microsoft, no Canadá, em 2015, revelou que, em média, o intervalo médio de atenção dos humanos caiu de 12 segundos no final do século passado para oito segundos no novo milênio.”

E complementa;

“Segundo os especialistas, isso não significa que estamos ficando menos inteligentes, mas que agora desempenhamos várias tarefas ao mesmo tempo.”

Ou seja, é natural que as pessoas deem muito valor ao tempo na busca por soluções. Então se esforce para que o seu site seja otimizado para tal fim.

 

8. Cuidado com a poluição visual

Bom, deve estar bem claro que excesso de texto é um problema, e que interação é mais do que necessário. Mas tome cuidado com o excesso de interação. Da mesma forma que o usuário não quer muito texto, interatividade demais também prejudicial.

Opte por um design de site mais clean. Evite uso excessivo de pop-ups e gifs. E com certeza não use música de fundo. O excesso de interatividade atrapalha a busca do seu potencial cliente por soluções.

 

9. Tenha um site leve

Na era da impaciência, nada pior que um site que demora para carregar. Então, procure montar seu site para que ele carregue de maneira rápida. Lembre-se, seu cliente não tem sempre disponível a melhor das conexões. Inclusive, é muito provável que ele esteja acessando seu conteúdo a partir de um smartphone.

Segundo artigo do Ministério das Comunicações do Brasil,

“O telefone celular segue como principal equipamento para acesso à internet no Brasil. Segundo os resultados do módulo suplementar “Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal” da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), relativos ao ano de 2021, o aparelho é utilizado em 99,5% dos domicílios com acesso à Internet.”

Portanto, tenha sempre em mente que seu cliente talvez não esteja no conforto de sua residência com um bom wi-fi fazendo a pesquisa. Ele pode estar muito bem usando sua rede de internet do celular para conseguir as informações que precisa. Portanto, quanto mais leve e otimizado seu site, melhor para sua captação de clientes.

 

10. Faça textos bem redigidos

Seu site não precisa conter textos que pareçam escritos por Machado de Assis. No entanto, é de suma importância que o texto escrito ou falado nos vídeos esteja de acordo com as normas gramaticais. Mas não se preocupe, não é uma tarefa complicada.

Ao redigir seus textos e roteiros do site passe-os por uma verificação no word, por exemplo, ou habilite as próprias ferramentas de correção de texto que seu navegador oferece.

Além disso, é bom pedir ajuda para algum profissional da área, pois, sempre tem aquela dúvida sobre vírgulas e crases que são mais difíceis de resolver.

A própria InfoMoney, em artigo a respeito da importância do bom português para o setor empresarial, destaca:

“O empresário que deseja anunciar ou divulgar um produto de seu estabelecimento deve ficar atento aos erros de português, do contrário ele pode perder a credibilidade de sua empresa no mercado, e de quebra possíveis clientes, que não precisam de pós-graduação para reconhecer as imperfeições”

Então, quando estiver para finalizar seu site, faça uma varredura em tudo que está escrito ou dito nesse ambiente digital. Aqui vale adaptar o velho ditado: a primeira impressão (do cliente) é a que fica. Se você mostra cuidado nos pequenos detalhes, você está indiretamente dizendo ao seu cliente que sua prestação de serviços vale muito a pena.

 

Boa estrutura e bom conteúdo: a receita para um site de qualidade

Até aqui você descobriu 10 erros que você deve evitar em um site novo e como corrigi-los de forma eficiente. Sabe agora também que os erros se dividem em caráter estrutural e de conteúdo. Que tal agora aplicar todo esse conhecimento para a criação do seu site de sucesso? Claro, não é uma tarefa fácil para se executar sozinho. Portanto, não existe em contatar a P12 digital para tirar suas dúvidas. Nossa equipe está pronta para atender você e te guiar nessa jornada para ter um site de qualidade.

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Nosso trabalho está alinhado com as nossas paixões. Nossas habilidades estão a serviço daquilo que acreditamos: ajudar pessoas e empresas a prosperarem e se conectarem com aqueles que precisam verdadeiramente de seus produtos e serviços.