Um site institucional é a representação fiel da sua empresa na internet. Além disso, ele possui informações relevantes sobre o seu negócio e também um portfólio sobre seus principais serviços. Sendo assim, também é uma ferramenta importante para se aproximar do seu público, ele também é o canal mais próximo para fidelizar e manter seus clientes.

Se você deseja melhorar a comunicação de sua empresa com seu público-alvo, precisa acompanhar este Guia completo sobre Site Institucional e Marketing Digital até o fim! A seguir, veja todas informações para começar o seu próprio site institucional.

O que é um site institucional?

Um site institucional é uma página na web que representa sua empresa no mundo virtual. Ele tem como objetivo principal transmitir informações de sua empresa para seu público alvo, de forma profissional e objetiva. 

Além disso, sua empresa pode usar um site institucional para implementar as principais técnicas de marketing e, desta forma, atrair, reter e fidelizar prospectos e clientes. 

Um site bem desenvolvido e atualizado pode refletir positivamente na imagem da organização, aumentando a credibilidade e o prestígio da marca. 

Portanto, um site institucional é essencial para qualquer organização que deseja se destacar na internet.

Para que serve um site institucional?

Um site institucional além de representar seu negócio na internet, também pode ser utilizado para fins comerciais. Geralmente, um site institucional apresenta informações sobre a empresa, seus produtos ou serviços.

Ele pode também servir como um canal direto para facilitar a comunicação entre o seu negócio e sua carteira de clientes.  A seguir, veja as principais funções de um site institucional.

O site institucional é ideal para geração de leads

Como qualquer empreendedor sabe, gerar leads é essencial para o crescimento de um negócio. Um site institucional pode ser uma ótima ferramenta para ajudar nesse processo. 

Um site institucional bem feito pode fornecer informações valiosas sobre a sua empresa e produtos, bem como incentivar as pessoas a entrarem em contato.  Além disso, você pode integrar o site de sua empresa nas principais redes sociais, o que facilita a divulgação de seu conteúdo e a geração de tráfego qualificado. 

Com um site institucional funcionando como uma máquina de geração de leads, você terá mais chances de converter visitantes em clientes potenciais.  Portanto, se você deseja crescer e expandir o seu negócio, é fundamental começar pela criação de um site institucional.

Fidelização de Clientes

Hoje em dia, para qualquer empresa que deseja competir de igual para igual no mercado, ter um site institucional é indispensável. Um site bem feito e funcional ajuda a ganhar e fidelizar novos clientes. 

Além de representar a marca da empresa, um site também pode ser usado como canal de comunicação, oferecendo informações relevantes e atualizadas sobre os produtos ou serviços oferecidos. 

Um site também é útil para o marketing da sua empresa, pois ele permite que você colete e rastreie dados importantes sobre tráfego, comportamento e satisfação dos usuários. 

Para ter sucesso, é importante investir em um site institucional profissional que possa entender e atender as necessidades pessoais de cada cliente. Ao fazer isso, sua empresa estará mais bem preparada para enfrentar os desafios do mercado atual.

Para a venda de serviços

site institucional Um site institucional é importante para a venda de seus serviços porque fornece detalhes e informações importantes sobre os produtos e serviços que o seu negócio oferece.

Ter um site também pode ajudar a melhorar o posicionamento da empresa nos motores de busca, o que vai gerar mais tráfego de qualidade para o site de sua empresa e, a partir daí, gerar mais vendas. 

Por fim, um site institucional pode ser uma ferramenta útil para construir relacionamentos com os clientes e potenciais clientes, o que também pode resultar em mais vendas.

Para promover a marca da empresa

promover marca na internet A internet se tornou uma ferramenta indispensável para qualquer negócio que tenha como meta crescer, e alcançar novos mercados. Um site institucional é a principal plataforma para divulgar a marca da empresa e apresentar seus produtos ou serviços ao mundo. 

Por meio de um site bem desenvolvido, é possível atrair o público-alvo e converter visitantes em clientes. Além disso, um site permite que a empresa estabeleça uma relação mais próxima com seus clientes, oferecendo suporte e respondendo às dúvidas de forma rápida e eficiente. 

Em resumo, ter um site institucional é fundamental se você pretende promover e tornar a sua marca forte na internet.

Ter um site institucional em WordPress é bom?

Um CMS é uma plataforma online que permite a você planejar e desenvolver um site do zero por conta própria. O WordPress é o principal e mais utilizado CMS da web, atualmente, ele é utilizado por mais de 40% de todos os sites online.

Este gerenciador de conteúdo além de gratuito, possui o código aberto, ou seja, o seu código-fonte está disponível para todos os públicos, é possível estudar, modificar e testar o WordPress e adaptá-lo de acordo com as necessidades do seu nicho de mercado. 

É uma plataforma amigável para iniciantes, porque permite uma fácil instalação, por ser extremamente versátil, o WordPress é um gerenciador que pode ser utilizado por vários segmentos como:

Embora o WordPress seja bem versátil, ele exige um certo conhecimento técnico para que seu negócio possa ter as melhores funcionalidades.

A maneira como os consumidores gastam seu dinheiro mudou bastante nos últimos cinco anos, portanto, ter um site bonito, de visual profissional, é fundamental se você deseja ter sucesso na internet. 

Diante disso, evite a qualquer custo fazer você mesmo um site no WordPress, além de uma aparência feia e amadora, seu site perderá algumas características e funcionalidades que somente um serviço profissional pode implementar.

O que não pode faltar em um site institucional?

Todo site institucional deve ter informações sobre a empresa, por exemplo, sua história, missão, valores, blog, links para as redes sociais, etc. Antes de contratar uma empresa para desenvolvimento de sites, separamos 10 elementos essenciais que podem ajuda você a ter um site profissional para seu negócio, confira: 

1º A história da empresa

É fundamental que os clientes conheçam a história de sua empresa, pois através dela, os clientes também podem se identificar. Sendo assim, o storytelling é uma ferramenta que permite criar histórias envolventes, é necessário dar destaque para vitórias e marcos importantes que fizeram parte da empresa. 

2º A cultura organizacional

É utilizada para mostrar quais são os valores, métodos e princípios que são exclusivos de uma empresa, através dessas características há um diferencial que ajuda a se destacar diante das outras empresas. 

3º Produtos e serviços

É necessário criar uma sessão exclusiva para seus produtos e serviços, dessa forma o cliente pode encontrar claramente o que seu negócio pode lhe oferecer.

4º Contatos

É a maneira mais eficiente de encontrar telefones e links de redes sociais para contato, os atendimentos atualmente devem ser humanizados e automatizados, com ferramentas de chat que precisam estar em um local visível para seus clientes.

5º Reviews

Apresentar aos usuários feedbacks reais de clientes pode servir como um gatilho mental de prova social e tornar uma possível venda do seu serviço ou produto ainda mais fácil. Isso pode ser feito, por exemplo, usando avaliações do Google Meu Negócio.

6º Cases de sucesso

Com os cases de sucesso, a empresa consegue obter uma maior credibilidade, nesta parte do site, é conveniente destacar: portfólio de clientes, cases de sucesso, projetos de impacto e atividades exclusivas da empresa.

7º FAQ

Apresentar para os usuários as perguntas mais frequentes enviadas pelos seus clientes e usuários, além de ajudar a evitar sobrecarregar o atendimento com respostas repetidas poderá causar uma boa impressão aos visitantes.

8º Trabalhe conosco

Ter uma página exclusiva para pessoas que buscam por vagas de emprego mostrarão um cuidado especial com esse público, além de passar mais credibilidade a empresa.

9º Blog

Um bom conteúdo é capaz de ajudar a manter a autoridade de sua marca. O blog atualmente é utilizado como a principal plataforma para trabalhar o marketing de conteúdo, podemos atrair e nutrir leads que devem ajudar a encontrar soluções e mostrar as tendências de seu segmento para os clientes.

10º Fotos e Vídeos Profissionais Autênticos

É um fato que banco de imagens acabam por facilitar a vida na hora da busca por imagens e até mesmo vídeos, porém, nada melhor do que apresentar imagens reais da sua empresa, equipe e produtos.

Como ter um blog pode ajudar a minha empresa?

site institucional Muitas empresas cometem o erro de pensar que os blogs são apenas um canal para gerar conteúdos aleatórios ou notícias triviais do negócio. Portanto, devemos dizer que ter um blog que ofereça aos clientes conteúdos de qualidade é muito mais do que isso. 

Um blog pode ajudar a construir uma relação com os clientes, além do fato de poder aumentar consideravelmente o tráfego para o site e, a partir daí, gerar leads qualificados.

Além disso, um blog também pode ser uma ótima maneira de mostrar a personalidade da sua marca e estabelecer a sua própria expertise. Portanto, o investimento em conteúdo é importante. Ademais, deve ser planejado com cuidado.

Site institucional responsivo

O site institucional deve ser adaptado para todos os tipos de telas, por isso, o site da sua empresa precisa ser totalmente responsivo para celulares, tablets, Smart TVs, consoles, etc. O site é o primeiro canal de contato que o internauta tem com a sua marca, portanto, um site com design atraente e navegação intuitiva faz toda diferença para converter um visitante em cliente. 

Além disso, o site responsivo também é importante para melhorar a experiência do usuário, pois pode se adaptar facilmente. Dessa forma, seu negócio estará adaptado para todos os usuários.

Nossa equipe conta com profissionais preparados para desenvolver sites que estão projetados para serem adaptados para todo o tipo de resolução sem que haja problemas, se o design é responsivo este consegue detectar qual a proporção de espaço que a página possui.

Esse tipo de site também carrega mais rápido, otimizando ainda mais a navegação do internauta e ajudando a melhorar seu posicionamento nos mecanismos de buscas como o Google. Isso é uma técnica de marketing digital extremamente importante que a conhecemos como SEO.

Como funciona o SEO e por que ele é tão importante?

SEO O SEO (em inglês Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas em português), é um conjunto de ações de marketing que você aplica ao seu site para que este possa ranquear a aparecer nas principais páginas de pesquisa do Google. 

Quanto mais alto um site aparece nestas páginas, maior a probabilidade deste receber um volume maior de tráfego de futuros clientes.

Embora existam muitos fatores que contribuem para o ranking de um site, o SEO foca na otimização do site para palavras-chave e frases específicas que são relevantes para os produtos ou serviços oferecidos. 

Além de melhorar a visibilidade, SEO também pode ajudar a aumentar a taxa de cliques e a taxa de conversão de um site.  Como resultado, SEO é um componente essencial de qualquer estratégia de marketing digital.

Site Institucional ou Landing Page?

Ambos fazem parte da estratégia de marketing digital, no entanto, possuem algumas diferenças e objetivos distintos.  A principal diferença encontra-se na quantidade de páginas. Um site institucional possui diversas páginas, enquanto que a landing page contém apenas uma página que tem a principal função de converter clientes em leads.

O site é uma plataforma completa que permite ter uma maior aproximação com a empresa, a missão do site é de apresentar a empresa, mostrando suas visões e valores, o site que possui um foco institucional é essencial para ajudar a ranquear sua empresa nos buscadores. Em suma, a landing page é composta pelos seguintes itens abaixo:

  • Um título com oferta;
  • Um texto informativo sobre 1 produto ou serviço;
  • Um formulário para captação de informações do cliente;
  • Um botão de ação. 

Sendo assim, para exemplificar de uma maneira mais simples, uma landing page é normalmente uma página única, desenvolvida a parte do site, demostrando 1 serviço ou produto específico da empresa, com o objetivo de converter visitantes em contato e/ou venda.

Normalmente a LP é muito utilizada por empresas que anunciam no Google e Redes Sociais, pois quando você atrai uma pessoa com um assunto específico, estatisticamente gera muito mais conversões direcioná-la para uma página que fale apenas sobre aquele tema em questão, do que encaminhá-la diretamente para Página Inicial do seu site, onde ela irá encontrar diversas distrações.

Outra forma muito utilizada no método inbound marketing seria para entregar materiais ricos (Ex: e-book, checklist, planilhas prontas, etc.) para usuários em troca de contato de possíveis potenciais clientes.

Exemplos de Sites Institucionais de sucesso

Para que os modelos de sites sejam considerados de sucesso, é importante que o desenvolvimento de site tenha atenção a alguns fatores, por exemplo: 

  • Texto com informações relevantes;
  • Imagens;
  • Cores com a identidade visual de seu negócio; 
  • Estrutura do site;
  • Funcionalidades dos sites, como o botão para WhatsApp e links para redes sociais;
  • Entre outros pontos. 

Na internet, podemos encontrar centenas de cases que podemos analisar a respeito de sites institucionais. Abaixo, listamos alguns dos casos de sucesso mais relevantes!

Dinâmica Corporativa

A Dinâmica Corporativa é uma empresa especializada em atividades que visam o aprimoramento, melhoria na gestão, o que permite aumentar a produtividade dos colaboradores.

Como foco principal da empresa é a gestão de pessoas, a Dinâmica possui um site institucional que mostra em detalhes os seus valores, missões, parceiros, clientes, depoimentos relevantes, principais atividades e responsabilidade social.

Ao acessar o site da empresa, logo de cara, você já tem à sua disposição todas as informações importantes que precisa saber, tudo isso, com apenas alguns cliques.

B2 LOG

A B2 LOG é uma empresa especializada em oferecer serviços de entrega de mercadorias de um modo diferente, desta forma, ter um site moderno e inovador fez toda a diferença na hora de atrair, captar e fidelizar seus clientes.

Com um design futurista, o site da B2 LOG conta com o que há de mais moderno em tecnologia para desenvolvimento de sites na web. Além disso, garante uma navegação segura, rápida e bem satisfatória para seus usuários.

CEMO

A CEMO é uma clínica oftalmológica especializada nos diversos tratamentos de problemas relacionados à nossa visão e, diante disso, a empresa conta com um site institucional moderno e bem objetivo. Logo no primeiro contato, já possibilita ao visitante, ter acesso aos mais variados tipos de serviços e exames.

Todos os dias, milhares de pacientes acessam o site em busca de atendimento.  Portanto, é fundamental ter um site responsivo que garanta um atendimento de excelência.

Além disso, possui conteúdos ricos no seu blog que auxiliam os usuários a esclarecerem dúvidas, passam credibilidade à clínica e ainda beneficia a empresa com acessos orgânicos. Sendo assim, o site do CEMO é um ótimo exemplo de site institucional e não podia faltar na nossa lista. 

Exemplos de Site Institucional One Page

site one page Este conceito de site surgiu em 2012. Porém, até hoje é um dos principais modelos para empresas que buscam praticidade e modernidade em uma única plataforma online.

Diferente de um site institucional normal, um site One Page pode conter todas as funcionalidades e serviços da empresa em uma única página. Porém, isso difere de acordo com a necessidade da empresa.

Hoje em dia, há uma flexibilidade quanto ao uso do site One Page, no entanto, é importante definir os objetivos de seu negócio para acertar na escolha do modelo do site, como, por exemplo:

Veja a seguir alguns exemplos de sites One Page que podem servir de inspiração ao seu negócio.

Yenergy

A Yenergy é uma das maiores empresas de energia solar do país e, como tal, necessita de um site institucional limpo, atraente, que possa resumir em segundos as principais atividades da empresa.

O site da Yenergy é um exemplo de site moderno e objetivo, pois foi cuidadosamente desenvolvido para oferecer ao usuário uma experiência diferenciada.

Coma Bem Hortifruti

Outro belo exemplo de site One Page é o da Coma Bem Hortifruti. O site contém um design que facilita a naveção de seu usuário. Além disso, suas cores são agradáveis e trazem claramente o sentimento que a empresa quer passar para seus clientes.

Seu modelo simples, porém completo, atrai clientes de todos os tipos para comprar seus produtos de hortifruti. As informações mais relevantes, como contato, produtos e localização estão contidas nesse site one page!

NAOKI Desentupidora

Essa trata-se de uma empresa especializada em desentupimentos de pias, ralos, esgotos, caixas de gordura e colunas de prédios. Portanto, necessita ser bem simples e objetivo, facilitando o acesso e a navegação do cliente ao ter o primeiro contato com a empresa.

Ao acessar o site da NAOKI, você percebe todo o cuidado e capricho utilizado para encaixar cada botão e imagens. Sendo assim, seu design se torna ainda mais atraente.

Hospedagem de site

Hospedagem de sites é um serviço que permite que você coloque seu site online na Internet. Muitas empresas de hospedagem de sites oferecem serviços adicionais, como a criação de sites e o registro de domínios. 

Escolher uma boa hospedagem de site é primordial para manter seu site em pleno funcionamento em uma escala de 24 horas por dia, 7 dias por semana, os 365 dias do ano.

Quando você assina um plano de hospedagem, os seus dados ficam armazenados em um servidor e sempre que alguém acessa o seu site na internet. 

Este servidor se encarrega de fazê-lo aparecer no dispositivo do seu usuário, seja ele um celular, tablet ou computador. Existem vários tipos de hospedagem, com finalidades diferentes entre si.

Uma escolha errada de hospedagem poderá deixar o seu site lento, suscetível a vírus e malware e ainda poderá deixá-lo fora do ar por alto tráfego, armazenamento, entre outros, impactando até mesmo no ranqueamento do site e experiência do usuário no geral.

Por se tratar de um serviço mais técnico, é recomendável que seja gerenciado por uma empresa especializada, como é o caso da P12, que traz um plano adaptado ao seu negócio, incluindo certificado SSL (site criptografado e seguro aos usuários), ativação de rede cdn (maior velocidade para o site), protocolos contra vírus e malware, e-mails profissionais e suporte rápido e próximo.

A seguir, separamos alguns modelos de hospedagem mais comuns para você entender sobre cada um deles.

1º Hospedagem compartilhada

Aqui, os recursos do servidor são compartilhados com vários usuários, neste caso, podemos acrescentar: poder de processamento, transferência de dados, memória, espaço de armazenamento, entre outros. Este modelo de hospedagem é considerado simples e acessível, pois não há necessidade de realizar nenhuma configuração avançada. 

2º Hospedagem de servidor virtual privado

Nesse segundo tipo, é oferecido uma partição virtual para cada usuário, há uma determinada quantidade de espaço para alocação de recursos, a hospedagem VPS é indicada para sites que possuem tamanho médio. 

3º Hospedagem Cloud

Nesse modelo de hospedagem, são utilizados vários servidores virtuais para que seja feita a hospedagem dos sites. Dessa forma, caso haja algum problema de tráfego, o site continuará funcionando normalmente, sendo muito utilizado por lojas virtuais e sites que são de longa escala.

Domínio do seu site

domínio do site O domínio de um site se refere ao nome que sua empresa usará para ser encontrada na internet. Ter um domínio profissional é fundamental para qualquer empresa que deseja construir uma identidade e uma boa presença na web. Portanto, é importante escolher um nome de domínio fácil e simples de lembrar. Para registrar um domínio você levará apenas alguns minutos, é um processo bem simples. Alguns detalhes importantes podem ajudar na escolha de um bom nome de domínio para sua empresa, por exemplo:

  • É necessário que haja ligação com sua marca;
  • De preferência, que seja o nome de sua empresa;
  • O ideal é nunca ser maior que 26 caracteres;
  • O ideal é nunca começar ou concluir com hífen;
  • Evite nomes parecidos com seus concorrentes ou de marcas famosas. 

Vale destacar que também existem extensões de domínios específicos para cada tipo de negócio e profissional tais como: 

  • ADV.BR para Advogados;
  • CIM.BR para Corretores;
  • CNT.BR para Contadores;
  • MED.BR para Médicos;
  • VET.BR para Veterinários;
  • ODO.BR para Dentistas;
  • IND.BR para Industriais, entre outros.

Portanto, se você é um profissional, é primordial escolher uma extensão de domínio que possa trazer mais credibilidade e visibilidade ao seu nome e negócio.  Em resumo, os domínios são a identidade do seu site na internet e podem variar conforme sua escolha como por exemplo: .com, .com.br, .net, .org, entre outros.

Como divulgar meu site institucional?

Uma vez que sua empresa já possua um site institucional, chegou a hora de divulgá-lo para atrair mais clientes e, portanto, gerar mais vendas. A internet tem se tornado cada vez mais necessária para as empresas que desejam ter um bom desempenho nos negócios. 

Como divulgar meu site na internet? Isso pode parecer uma tarefa difícil. Porém, existem algumas maneiras de aumentar o tráfego do seu site e melhorar sua presença online. Veja a seguir as principais formas de começar esse processo!

Ferramentas do Google para seu site institucional

Finalmente, você também pode utilizar ferramentas como o Google Notícias, Google Shopping, Google Maps, Waze e o Google Meu Negócio para divulgar e aproximar ainda mais os seus clientes. Algumas dessas são gratuitas, enquanto outras precisam ser pagas.

Google Meu Negóciio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite às empresas gerenciar sua presença online através do Google, incluindo as páginas de pesquisa e mapas. 

Ao verificar e editar listas de negócios, as empresas podem ajudar os clientes a encontrá-los online, quer estejam procurando por direções, horas de operação ou informações de contato. 

Atualizar o perfil, subir imagens, publicações, ofertas, aumentar a quantidade de avaliação e a Nota Média, entre outros, são estratégias extremamente relevantes para quem quer ganhar mais visibilidade no Google através do GMN.

Além de ajudar os clientes a encontrar negócios, o Google Meu Negócio também facilita para as empresas o rastreamento de suas análises online e a resposta ao feedback dos clientes. Em geral, o GMN é uma ferramenta essencial para as empresas que querem ter sucesso na internet.

O que é Google Ads e qual a sua importância para atrair novos clientes?

O Google Ads é uma ferramenta de marketing online do Google que permite que empresas e organizações anunciem seus produtos ou atendam pessoas que procuram informações relacionadas aos tópicos que oferecem. 

Os anúncios do Google podem oferecer uma série de vantagens para as empresas, sejam elas pequenas, médias ou de grande porte. Para começar, os anúncios podem ajudar você a alcançar um grande público com mais velocidade que os tradicionais meios de publicidade não conseguem. 

Além disso, os anúncios podem ser direcionados por palavras chaves, pesquisas, interesses e até mesmo locais específicos. Isto garante que seus anúncios estejam alcançando o público correto, no local e hora certa. Ademais, os anúncios no Google Ads podem ser personalizados de acordo com o seu orçamento, ou seja, você pagará apenas pela publicidade que precisa. 

Também é possível ter Anúncios Display (banners em sites e apps parceiros do Google), Google Shopping (Rede de Pesquisa do Google apresentado com imagem, título, preço e nome da loja) e Vídeo (Youtube, rede display e apps).

Finalmente, os anúncios do Google podem ser uma ótima maneira de monitorar, mensurar e melhorar os resultados de suas campanhas de marketing. Aproveitando tudo o que o Google Ads tem a oferecer, você pode utilizá-lo sempre como ferramenta de marketing importante para ajudar no crescimento do seu negócio.

SEO

Como mencionado antes, o SEO é ideal para qualquer site ou blog na Internet. Essa série de técnicas ajuda com que seu site fique na primeira página do Google e, se aplicada da melhor forma, é possível que seu site fique na primeira posição ou até a chamada ‘posição zero’.

Atingir a posição zero com uma postagem de blog, por exemplo, é um grande objetivo. Pode ser difícil, pois o SEO necessita de conteúdo original, de qualidade, que faça sentido para o usuário e que, acima de tudo, coloque a experiência do usuário como prioridade.

Para alavancar sua estratégia de SEO, é possível utilizar ferramentas para o linkbuilding, para conferir a qualidade do SEO On-Page e ajudar no SEO técnico. Algumas são ferramentas gratuitas, outras são pagas, confira algumas:

  • Semrush;
  • Screaming Frog;
  • AskThePeople;
  • YoastSEO;
  • Ubersuggest;
  • Entre várias outras.

SEO On-page

SEO on-page cobre as táticas que você usa no seu site para ajudar os mecanismos de pesquisa a entenderem melhor seu conteúdo e posicioná-lo.

Da criação de ótimo conteúdo para seu site, otimização de tags de título, meta tags e tags H à otimização de imagens e links internos e mais! Tudo isso se enquadra dentro do SEO On-page.

Uma estratégia de SEO On-page basicamente organiza o conteúdo da página para que os rastreadores do mecanismo de pesquisa que examinam o material saibam o que estão vendo e possam categorizar a página de maneira adequada e rápida.

SEO Off-Page

SEO off-page é uma das partes mais importantes de uma estratégia bem-sucedida de otimização para os mecanismos de busca. Se você quiser posicionar seu site no Google e aumentar a visibilidade e tráfego de pesquisa orgânica da sua marca, precisa olhar além do seu próprio site.

Uma das formas de fazer o SEO Off-Page é obter parcerias com outros sites que possam ter um público-alvo similar ao seu. Essas parcerias podem incluir linkagens mútuas, troca de anúncios ou até mesmo posts de visitantes. Isso é uma das várias estratégias de SEO que podem ser aplicadas dentro de seu blog institucional.

Como utilizar as redes sociais para captar clientes?

Como utilizar as redes sociais para captar clientes? As redes sociais são uma ferramenta importante para qualquer negócio que deseje captar novos clientes. No entanto, é preciso saber como utilizá-las de forma eficiente. Uma das maneiras mais eficazes de captar clientes nas redes sociais é criar conteúdo de qualidade que seja relevante para o seu público-alvo

Além disso, é importante interagir com os seus seguidores de forma regular, respondendo a perguntas e comentários. Também é útil utilizar hashtags relevantes e promover campanhas nas redes sociais. 

As redes sociais são uma ótima plataforma para compartilhar conteúdo interessante e relevante que vai atrair os usuários para o seu site. Com um pouco de criatividade e persistência, as redes sociais podem ser uma ótima ferramenta para atrair, captar e fidelizar novos clientes.

Por meio do Instagram

Com quase um bilhão e meio de usuários ativos no mundo todo, o Instagram é uma rede social incrivelmente popular que oferece uma ótima maneira de gerar interesse e engajamento das pessoas nos seus produtos ou serviços. 

Uma vez que o seu público-alvo tenha sido devidamente identificado, é hora de criar um perfil que seja atraente para essas pessoas. Você pode adicionar uma boa foto de perfil, uma descrição interessante e uma lista de hashtags (#SeuNegocio) relevantes ao seu negócio. 

O conteúdo que você publicar no Instagram é extremamente importante. Se o seu conteúdo for enfadonho ou irrelevante, as pessoas simplesmente deixarão de segui-lo. Ao contrário, a plataforma permite que você publique conteúdo interessante e de qualidade que irá ajudar a ganhar seguidores e clientes potenciais. 

Uma das maneiras mais eficazes de expandir o seu negócio no Instagram, é interagir com as outras pessoas na plataforma. Isso significa curtir e comentar nas publicações dos outros, além de seguir pessoas e empresas relevantes.

Por meio do Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas e exploradas por empresas atualmente, e pode ser uma ótima ferramenta para divulgar o seu negócio.

Você pode criar uma página comercial para a sua empresa e divulgá-la para um grande número de pessoas. Você pode postar informações sobre o seu negócio, como horários de funcionamento, endereço e serviços prestados. 

Além disso, você também pode compartilhar conteúdo interessante relacionado ao seu ramo de atividade, como artigos, vídeos e fotos. Use a sua página do Facebook para responder a perguntas e comentários. Ou seja, isso mostra que você se importa com o seu público e está disposto a ajudá-los. 

O Facebook também oferece a opção de criar anúncios para divulgar o seu negócio, é o Facebook Ads. Esses anúncios podem ser extremamente eficazes, especialmente se forem bem direcionados.

Por meio do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio, lançado em 2014, é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa. De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.

Ele é uma ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps. Ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções.

Basicamente, o GMN se torna uma espécie de rede social para seu negócio. Quanto mais conteúdo você adicionar e mais informação prover ao usuário, mais chances seu negócio tem de obter sucesso.

Por meio do Linkedin

As redes sociais são parte integrante da vida moderna e os profissionais estão cada vez mais conscientes dos benefícios que elas podem trazer para o seu negócio. 

O Linkedin é uma rede social voltada para o mundo dos negócios, que oferece aos seus usuários a possibilidade de se conectar com outros profissionais, trocar ideias e participar de grupos de discussão sobre assuntos relacionados ao seu negócio e mercado de atuação. 

Além disso, o Linkedin também permite que os usuários pesquisem e entrem em contato com potenciais clientes e fornecedores. Dessa forma, ele se tornou uma ferramenta indispensável para quem deseja fazer networking e expandir os horizontes do seu negócio.

Por meio do Youtube

Atualmente, são muitas as empresas que usam o Youtube no Marketing. Afinal, a plataforma é o segundo maior mecanismo de buscas no planeta, além de ser a maior exibidora de vídeos no mundo inteiro. Não é à toa que mais de 1 bilhão de horas de vídeos são assistidas por dia no Youtube.

Isso mostra o poder de engajamento e de presença do Youtube no Marketing e como a plataforma pode ser uma ferramenta incrível para a comunicação de uma empresa.

Vale a pena para empresas terem um canal com conteúdos relevantes sobre ao negócio e os serviços delas. Isso passa credibilidade, além de que quando esses vídeos são inseridos no site é possível deixar muito mais personalizado e atrativo para o público-alvo.

Por meio do TikTok

Se o público alvo de seu negócio são pessoas mais jovens, você pode criar um perfil no TikTok e publicar regularmente conteúdos descolados, com notícias e vídeos virais que podem ser conectados aos seus produtos e serviços. 

Empresas como a Steam e Netflix tiveram saltos gigantescos nos seus lucros, publicando conteúdos diários no TikTok sobres games, filmes, séries e documentários que estão bombando em suas plataformas.

Por meio do Pinterest

O Pinterest é uma plataforma altamente visual que permite às empresas mostrar seus produtos e serviços de uma forma criativa e atraente.  Ao criar placas e pins envolventes, as empresas podem atrair clientes potenciais e direcionar tráfego para seu site.

Além disso, a Pinterest oferece às empresas uma excelente maneira de se conectar com outras empresas que pensam da mesma forma e construir relacionamentos.  Sendo assim, já que o mundo se torna cada vez mais digital, o Pinterest é uma ferramenta inestimável para as empresas que procuram alcançar um público mais amplo.

Por meio do Twitter

O Twitter se tornou rapidamente um dos sites de redes sociais mais populares da web. Ademais, o Twitter pode fornecer uma maneira rápida e fácil de se conectar com clientes e clientes potenciais. 

Ao criar uma conta no Twitter e postar atualizações regularmente, as empresas podem construir relacionamentos com os clientes, promover seus produtos e serviços e até mesmo fornecer atendimento ao cliente. 

Com sua grande base de usuários e plataforma fácil de usar, o Twitter é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que busque alcançar um público mais amplo.

O que é Facebook Ads e como funciona?

O Facebook Ads é uma rede de anúncios online que visa ajudar empresas a alcançar seus objetivos de marketing e vendas, através da audiência gerada no próprio Facebook e, também, no Instagram. 

Essa plataforma de anúncios oferece diversas opções de formatos e tipos de anúncios, o que permite a você escolher quais deles mais se encaixam às suas necessidades e as de seus produtos ou serviços. 

Além disso, é possível criar campanhas baseadas em objetivos específicos, como por exemplo, divulgar um produto ou levar pessoas diretamente ao seu site, o que permite gerar leads ou converter vendas. 

Com os recursos de segmentação do Facebook, você pode segmentar seus anúncios para um público altamente qualificado, o que aumenta significativamente as chances de sucesso de seus anúncios e da sua campanha.

Como funcionam os anúncios do Facebook Ads?

Os anúncios do Facebook são uma forma de publicidade que permite que empresas e organizações promovam seus produtos ou serviços na plataforma do próprio Facebook. 

Os anúncios podem ser direcionados a grupos específicos de usuários com base em interesses, dados demográficos e até mesmo localização, sexo e idade. 

Ao clicar diretamente em um dos seus anúncios, o usuário da rede é levado imediatamente ao seu site institucional ou a uma página de destino. Os anúncios do Facebook são uma maneira eficaz de atingir um grande público com uma mensagem direcionada.

E-mail Marketing para divulgação de seu site

e-mail marketing Por fim, o e-mail marketing é uma das mais poderosas e versáteis estratégias de marketing digital que existem. Hoje praticamente todo mudo tem um e-mail pessoal ou comercial, o que facilita enviar notícias, dicas de conteúdos, ofertas, brindes, iscas digitais, cupons, entre outros.

O e-mail marketing é uma das maneiras mais simples e eficientes de alcançar e envolver os clientes. Ao contrário de outros tipos de marketing, o email permite que as empresas atinjam diretamente seu público com mensagens personalizadas. 

Além disso, o e-mail marketing é extremamente acessível, tornando-o uma ótima opção para pequenas empresas. Ele pode ser facilmente rastreado e medido, para que sua empresa possa ver exatamente como suas campanhas estão se desempenhando. 

Portanto, não é de se admirar que o e-mail marketing seja uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas no mundo, por empresas de todos os tamanhos e segmentos. Se você está procurando por uma maneira de impulsionar seu negócio, o e-mail marketing é uma ótima estratégia para começar.

Conheça nosso processo de criação de site institucional!

Conheça nosso processo de criação de site! Nós da P12 Digital somos especialistas no planejamento estratégico e no desenvolvimento de sites institucionais, sites one page, landing page, lojas virtuais, páginas de vendas, entre outras aplicações web. Nosso processo de desenvolvimento é bem simples!

Sendo assim, isso facilita para você e sua equipe de marketing acompanhar o passo-a-passo à medida que seu projeto avança. Confira a seguir!

1º Briefing

Um membro da nossa equipe faz um levantamento geral para avaliar quais são as reais necessidades de sua empresa, quais as metas deseja alcançar a médio e longo prazo.

Dessa forma, iremos determinar quais funções e ferramentas deverão ser implantadas no seu site institucional que permitirão alavancar o seu negócio através do marketing digital.

2º Definição de Wireframe e conteúdo

Será exibido o escopo da estrutura do site e as imagens que serão utilizadas. É nesta fase que determinamos fatores básicos como logo, cores, conteúdos das páginas, quantidade de páginas, entre outros pontos. 

3º Criação do layout

Nesta parte, após minuciosa análise, nossa equipe de designers gráficos vão trabalhar para desenvolver uma identidade visual poderosa, com uma logomarca personalizada que traduz bem o que representa o seu negócio. 

4º Desenvolvimento

Esta é a fase de desenvolvimento. Em alguns dias, seu site institucional estará totalmente finalizado e pronto para uso. Dessa forma, seu negócio ganha uma cara nova em um curto espaço de tempo.

Solicite já seu orçamento de Site Institucional!

Se você tem um negócio, mas ainda não possui um site que o represente na internet, certamente você está perdendo muitas oportunidades e deixando de ganhar dinheiro.

Ter um site significa que seus clientes poderão encontrá-lo na internet de qualquer lugar no mundo, a qualquer hora, com apenas alguns cliques.

Este tipo de ferramenta é fundamental se você pretende criar uma autoridade online e expandir seu negócio para outros mercados. Dessa forma, não perca mais tempo e dinheiro!

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