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O mercado digital faz as empresas arregalarem os olhos devido às possibilidades que ele apresenta. Afinal, você pode ampliar o lucro e a abrangência do seu negócio de maneira imensurável. Se antes suas vendas ficavam limitadas a uma área física, hoje já não existe mais essa barreira. E nem a do tempo, afinal podemos comprar a qualquer hora do dia pela internet.

Com isso, surgem muitos mercados e muitos competidores. Depois de anos de experiência mercadológica no meio, surgiram também técnicas diversas dentro do Marketing Digital (MD). Hoje, temos ramificações dentro do MD que são úteis nas mais diversas situações e para as mais variadas empresas. Dentre as subcategorias há o Marketing de Busca, que trabalha para que os sites lucrem com as pesquisas realizadas pelos usuários na internet.

Nesse contexto surge o SEO, uma nova forma de entender o mercado e de elevar a importância de uma marca no ambiente digital. Você sabe qual é a função do SEO dentro de um plano de Marketing Digital? Nesse artigo explicaremos tudo o que você precisa saber, do conceito à aplicação das técnicas.

O que é SEO?

SEO significa “Search Engine Optimization” ou “Otimização para Motores de Busca”. A sigla dá nome ao conjunto de técnicas usadas para posicionar um site no topo de um buscador, principalmente o Google. O objetivo é claro: atrair mais visitas para transformá-las em visitantes fiéis, leads ou mesmo clientes. Dessa forma, um projeto de SEO leva em conta as palavras-chaves que são usadas nas pesquisas dos sites de busca.

SEO não é um método propriamente dito, porque existem diversas táticas que não precisam necessariamente estarem juntas. Tudo depende das demandas que seu site possui e dos seus objetivos. Uma empresa pode usar SEO para vender mais produtos no e-commerce e outra pode usá-lo para atrair visitantes com marketing de conteúdo. Além disso, existem técnicas recomendáveis e técnicas suspeitas.

Com o crescimento do mercado na internet, hoje é praticamente impensável não utilizar SEO se você quiser lucrar com seu site. Isso porque você estará concorrendo com outros sites que provavelmente investem nisso, pois também desejam o topo. Por isso, SEO é uma parte importante de um projeto de marketing digital para um site.

Qual o real benefício do SEO?

A princípio é o posicionamento da marca, pois, com as técnicas de SEO, seu site consegue atrair visitantes e ganhar autoridade na internet (falaremos mais sobre isso adiante). Em longo prazo, outros benefícios virão, e esses mais relacionados aos objetivos da empresa.

Se você possui um e-commerce, as técnicas vão lhe ajudar a se posicionar para pesquisas de produtos. Se você possui landing pages indexadas no Google com uma estratégia de SEO relevante, as chance de adquirir novos contatos (leads) sem precisar criar campanhas de links patrocinados é grande! E assim por diante. A verdade é essa: não importa seus objetivos no marketing digital, o SEO sempre pode lhe dar uma forcinha.

Como funciona o ranqueamento?

Tudo está baseado nos algoritmos do Google, chamados crawlers (ou “aranhas”), que, por sinal, estão em constante atualização. É feito um cálculo das páginas indexadas, com base na autoridade de cada uma e no ranking do site. O cálculo leva em consideração diversos fatores, muitos dos quais desconhecidos. Mas o que sabemos é que quanto mais citada uma página for, quanto mais links apontando para ela existirem na internet, em mais alta posição ela estará no ranking geral.

Evidentemente, os links precisam ser bons. Se, por acaso, um site de péssima qualidade, carregado de propaganda barata e vírus, cria um link para seu site, é mais provável que o Google desmereça seu site. Se, ao contrário, um site reconhecidamente de qualidade linkar para seu site, você ganha muitos créditos com o motor de busca (ou “juice”, na linguagem de SEO).

Qual é o trabalho então? É (1) criar um conteúdo de qualidade, que seja útil para seu público, e (2) levar esse conteúdo ao mesmo. Existem inúmeras técnicas que os profissionais de SEO realizam para conseguir esse feito. Não se trata apenas de compartilhar suas páginas, mas de criar um ambiente favorável para que o Google note-as e as considerem as melhores sobre o tema.

Técnicas usadas em SEO

As técnicas de SEO são dividas em dois grupos: táticas de SEO On Page e táticas de SEO Off Page. Como pode perceber, uma parte dessas táticas é aplicada na parte interna do site (On) e a outra na parte externa (Off). Os dois grupos são necessários para que um site tenha um bom desempenho e possa lucrar com todo o seu potencial.

Na otimização On Page, o trabalho começa já na escolha do conteúdo. É preciso analisar as pautas, se elas são úteis para o persona. Em seguida, é necessário escolher as palavras ideais, que são aquelas usadas pelos usuários quando pesquisam no Google. Trabalhar essas palavras é importante para ser achado pelos crawlers do mecanismo de busca.

A otimização On Page também abrange a escolha de imagens, o código HTML, os títulos e subtítulos das páginas, o design, dentre outras coisas. Além disso, é feita uma linkagem interna (páginas apontando para outras), estruturando o site hierarquicamente para facilitar o trabalho do algoritmo na indexação.

No SEO Off Page o trabalho está mais relacionado com o compartilhamento do conteúdo. Para que o site seja notado e as páginas compartilhadas, os profissionais realizam as mais diversas táticas. Usam, por exemplo, fóruns, redes sociais, diretórios, agregadores de conteúdos e muitos outros sites que ajudam a fortalecer a autoridade do seu site. O objetivo é ser notado e compartilhado, pois assim a subida ao topo é certa.

Procure a solução ideal para você

As técnicas de SEO são usadas nos mais diversos projetos. No entanto, é preciso analisar o site para saber quais são as demandas que ele possui. Essa etapa é chamada de set up. Um profissional especializado irá analisar suas páginas para descobrir que tipo de estratégia é a mais adequada, levando em consideração os seus objetivos.

Converse com um profissional ou uma agência de Marketing Digital e invista em SEO. Certamente você terá a estratégia ideal para você assim que analisarem seu site. Esse investimento é importante e necessário, pois lhe mantém competitivo no mercado digital.

 

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