Marketing Offline e Marketing Online: a importância de se trabalhar uma estratégia integrada
janeiro 17, 2018
seo
SEO como estratégia de conversão e uma forma de melhorar o posicionamento do seu site no Google
fevereiro 21, 2018
landing page

landing page

Imagine que você esteja querendo expandir o seu negócio no ambiente digital e, consequentemente, queira aumentar o seu número de clientes e de vendas, você sabe qual ferramenta utilizar? Se não sabe, diremos agora: Landing Page.

Se existe uma ferramenta eficiente e capaz de fazer tudo isso e muito mais, essa ferramenta é a Landing Page, e você vai perceber o potencial dela ao longo deste texto. Continua comigo…

O que é Landing Page?

Landing Page (que em português significa página de destino) é uma estratégia de marketing digital que converte potenciais clientes em leads, em outras palavras, em verdadeiros clientes ou, como muitos chamam, stakeholders (traduzido para o português significa partes interessadas, e no Brasil utilizamos para se referir a públicos estratégicos).

Uma estratégia comum para captura de lead é quando uma pessoa, ao entrar em uma landing page ou site, preenche um formulário com seus dados. Desta forma, ela passa a ser um lead. Sendo assim, Lead, por sua vez, significa o público que está ao alcance da empresa. Quando a organização consegue, através de uma boa estratégia de marketing digital, converter certos públicos ou pessoas em leads, ela é capaz de traçar uma estratégia para se aproximar desses contatos e, dessa maneira, contribuir para o alcance de seus objetivos.

A lógica é simples: quando conhecemos uma pessoa, temos ou não temos condições de traçar uma abordagem certeira para pescá-la? É claro que sim. O mesmo já não ocorre com aquelas pessoas que não conhecemos. Como traçar um plano de ação se a gente não conhece o nosso público? Impossível, você não acha?

Acontece o mesmo no caso da Landing Page, que pode ser entendida, ainda, como uma porta de entrada. Ela é capaz de gerar um banco de dados, para que determinados setores de uma empresa possam se valer e analisar e, com isso, traçar estratégias para alcançar os leads, fornecendo a eles conteúdos de qualidade que possam ajudá-los a tomar certas decisões, como adquirir um produto ou um serviço da organização.

Se tem uma frase que sintetiza muito bem a Landing Page é essa: “informação é poder”.

Para que serve e quais são os elementos que fazem parte de uma Landing Page?

Falamos, falamos e falamos acerca da Landing Page, mas não tratamos, ainda, de uma questão de extrema importância: quais são os elementos que fazem parte de uma Landing Page e como esses elementos contribuem para que ela cumpra a sua função com louvor? Os especialistas em marketing digital costumam utilizar quatros elementos para compor uma Landing Page.

Sim, se não ficou claro no tópico anterior, saiba que Landing Page é uma página focada exclusivamente na conversão de potenciais clientes em leads. Geralmente essa página fica localizada no site ou, em alguns casos, é o próprio site. O profissional especializado pode ajudar a definir qual é o melhor local para a Landing Page, tendo por base um estudo prévio.

Em suma, voltando para a questão dos elementos. Os quatros elementos são estes:

1. Título e subtítulo

Pare criar uma Landing Page é preciso, além de expertise na área, criatividade para elaborar um título e um subtítulo que sejam capazes de aguçar a curiosidade das pessoas. Para alguns, não é uma tarefa tão simples como parece. Contudo, para quem entende do assunto, pode ser considerado mais fácil.

2. Imagem

Tão importante quanto o título e o subtítulo é a imagem. Ter um olhar mais apurado e criativo pode ajudar a escolher uma imagem que condiz com aquilo que está sendo ofertado. Um profissional que possua experiência na construção de Landing Page pode ser a pessoa mais recomendada para ajudar a selecionar a imagem.

3. Descrição da oferta

Outro elemento é a descrição da oferta. Como se trata de uma estratégia de marketing voltada para o ambiente digital, deve-se ter o maior cuidado em relação a esse elemento, pois textos grandes podem prejudicar o sucesso da Landing Page.

É sempre bom consultar um profissional da área para que tudo se saia bem e para que a sua Landing Page seja, de fato, uma Landing Page conversora.

4. Formulário (o xeque-mate)

Consideramos o formulário o xeque-mate da Landing Page, tanto que fizemos questão de destacar no título desse subtópico.

É o formulário que vai converter os visitantes em leads, afinal é através dele que as pessoas poderão fornecer seus dados, como nome, e-mail, telefone e outras informações pertinentes e, em troca, poderão ganhar um e-book, uma consultoria, aula experimental e assim por diante, a depender do tipo de oferta.

É um elemento de mão dupla: a empresa dá ao potencial cliente o que ele quer e em troca ele fornece informações básicas sobre ele. E essas informações, nas mãos de uma empresa, podem ser tornar ouro, se é que você me entende.

Além desses elementos, outros poderão ser implementados em uma Landing Page, como CTA (Call To Action). Você e o profissional especializado na área poderão decidir colocar mais elementos, dependendo dos objetivos da empresa.

Quais são as vantagens de uma Landing Page para a sua empresa?

Talvez você já tenha sacado no decorrer deste texto as vantagens que uma Landing Page pode proporcionar a sua empresa ou negócio. De todo modo, se restou alguma dúvida quanto às suas vantagens, vamos esclarecer isso agora:

  1. Oferece redução de custos na retenção de clientes, pois trata-se de uma estratégia barata e contínua.

  2. Fornece uma sólida base de clientes/leads.

  3. Permite que você conheça os seus stakeholders.

  4. Possibilita traçar com firmeza uma estratégia de marketing digital eficiente, por lead e levando em consideração a posição deste no funil de vendas.

  5. Pode segmentar os seus leads, a depender dos objetivos da empresa e do tipo de oferta.

E aí, ficou interessado em fazer a sua própria Landing Page e aproveitar o potencial dessa ferramenta? Entre em contato conosco para fazer a sua empresa crescer e vender mais, convertendo potenciais clientes em verdadeiros leads!

 

→ A P12 Digital é mais que uma agência de comunicação. Somos uma empresa que evidencia marcas, conecta pessoas e apresenta resultados. Aqui, fazemos sites, e-commerces, blogs, produzimos conteúdo, criamos identidades e colocamos sua marca no Google e nas redes sociais. Fale conosco: ✆ (11) 4107-5077 | Whatsapp: 9 4734-3917 | atendimento@grupoemais.com.br

Os comentários estão encerrados.