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É possível criar uma estratégia eficaz com ações de Marketing Offline e Marketing Online?

Diferente do que muitos pensam, a chegada do Marketing Online não anula a importância do Marketing Offline, tampouco o substitui. Devido a sua novidade e tendência, as mídias digitais acabaram ganhando mais espaço nos planos de marketing das empresas ultimamente. Contudo, é preciso reintegrar o offline à sua estratégia e potencializar resultados com ambos o Marketing Offline e Marketing Online.

O mercado publicitário digital está passando por um momento de saturação. Por isso, é preciso inteligência, estratégia e muita criatividade para criar ações que despertem o interesse do público. E em um segundo momento, também para trabalhar o relacionamento com o cliente e criar empatia. Só então será possível ter uma presença competitiva no mercado. Porém, para fazê-lo, é necessário unir o antigo (experiência) ao novo (criatividade).

Antes de mais nada, falaremos um pouco sobre as diferenças entre Marketing Offline e Marketing Online.

Marketing Offline

Considerada a maneira mais tradicional de se fazer comunicação, o Marketing Offline consiste em divulgar sua marca, produtos ou serviços através dos mais variados meios de comunicação, sejam eles impressos, via rádio, televisão ou o famoso boca a boca.

Propagandas em televisão, rádio, jornais e revista ainda são muito utilizadas. Os meios impressos, que abrangem os folders, panfletos, flyers e malas diretas, surgem como outra maneira de repassar a mensagem.

Mesmo com o surgimento da internet, esses meios ainda fazem parte do dia a dia de empresas e seus clientes.

Eventos ofertados por empresas de um determinado segmento, reunindo potenciais consumidores, estabelecem e firmam o vínculo entre eles. Ações em ponto de venda, seja na inauguração de um estabelecimento comercial ou em supermercados, oferecem ao futuro cliente a chance de experimentar o que é oferecido e assim tornar-se um consumidor fiel.

Uma diferença a se considerar entre o Marketing Offline e Marketing Online refere-se ao meio que é disponibilizado ao seu target para que a mensagem o alcance. Apesar da evolução na tecnologia, existem muitos lugares no Brasil em que a internet, por exemplo, é escassa. Assim, meios tradicionais como rádio e televisão ganham força nessas regiões.

Porém, para que essa estratégia funcione, o marketing da empresa ou a agência contratada deve elaborar um planejamento estratégico eficiente. Além disso, o cliente deve disponibilizar um orçamento que suporte seus custos, sejam eles com horários de veiculação ou impressão.

Marketing Online

Utilizado na internet ou em outros meios de comunicação digital, serve para comercializar produtos e divulgar marcas e serviços. Possui algumas vantagens em relação a outros tipos de marketing, pois consegue direcionar melhor sua mensagem ao consumidor em potencial.

A integração da comunicação com a internet trouxe às estratégias de marketing uma maior velocidade e menores custos de produção e divulgação. Além disso, possibilitou uma particularização ao atingir o target e tornou o processo mais interativo, pois além da rapidez de resposta por parte do consumidor, fez com que a comunicação de mão única do marketing tradicional se tornasse mão dupla.

Para tornar isso possível, são utilizadas algumas ferramentas e plataformas.

No entanto, novas ferramentas surgem a todo o momento, forçando seus usuários a se atualizarem constantemente. Sites e blogs são o gatilho inicial, mas outras ferramentas podem ser citadas quando se fala de Marketing Online: O Google Ads (ferramenta de posicionamento na busca do site de mesmo nome), redes sociais, SEO (Search Engine Optimization), Google Analytics e fóruns de discussão também são exemplos de como trabalhar de maneira eficiente e interativa.

Para uma empresa que consegue utilizar esses canais de comunicação de maneira inteligente, os resultados não demoram a aparecer. E em um mundo que evolui constantemente, qualquer novidade pode fazer a diferença contra os concorrentes.

Com o uso do Marketing Online, pode-se relacionar com seus clientes de maneira mais assertiva e rápida. Qualquer tipo de problema que venha a surgir pode ser resolvido em poucos instantes, ou em “apenas um clique”.

Além disso, é possível corrigir falhas de campanha sem a necessidade de grande deslocamento, seja da agência, produtora, empresa ou cliente. O valor disponibilizado para a divulgação da marca/produto, com relação ao alcance do público-alvo, pode ser menor e mais eficaz.

Os resultados também são pontos a serem observados. Ferramenta como o Google Analytics conseguem demonstrar com dados, através de gráficos, o desempenho do alcance do seu site ou landing page.

Estratégia integrada de Marketing

A integração entre o dois modelos de marketing existentes em uma campanha, seja de divulgação de um produto, serviço ou para promoção de uma marca, pode ser uma boa estratégia para alcançar o público-alvo. Isso porque ele será impactado de alguma forma, esteja online ou offline.

A utilização de um call-to-action (CTA) para sites, blogs e campanhas offline é uma boa escolha. Além disso, inserir os ícones das redes sociais da marca, empresa ou produto facilitará o engajamento com o consumidor.

O QR Code, um código de barras bidimensional originalmente elaborado para catalogar peças de veículos, está sendo amplamente utilizado para fazer essa interação entre online e offline. Pode ser encontrado em revistas, embalagens e até mesmo em outdoors. O uso de links curtos e de fácil pronúncia inseridos em peças também é empregado para quem quer atingir um público maior.

Uma marca também pode pedir para seus clientes que registrem os bons momentos que tiveram com seus produtos e divulgá-los nas suas redes sociais. Isso faz com que aumente o número de pessoas impactadas pela marca, assim como fortalece o vínculo com seu target.

A importância do público-alvo na hora de traçar a sua estratégia

O impacto de uma campanha offline ainda pode ser considerado bastante significativo devido à falta de acesso de internet e tecnologias 3G e 4G em algumas regiões do Brasil. Dados de 2017 da revista Época relatam que apenas 54,4% da população brasileira tem acesso à internet.

Nesse grupo de pessoas que estão fora da rede, encontram-se trabalhadores que ganham apenas um salário mínimo, idosos, habitantes de zonas rurais e cidadãos com menor grau de escolaridade. Ou seja, uma quantidade significativa de pessoas não é impactada por campanhas feitas na internet.

Por isso, a união de estratégias de Marketing Offline e Marketing Online possibilitará que um número muito maior de pessoas conheça e consuma os produtos ou serviços de uma determinada marca.

 

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