woocommerce
WooCommerce: uma das melhores plataformas para loja virtual que você precisa conhecer!
janeiro 3, 2018
Marketing Offline e Marketing Online: a importância de se trabalhar uma estratégia integrada
janeiro 17, 2018
contratar uma agência de marketing

contratar uma agência de marketing

Com o mercado cada vez mais concorrido, muitas vezes firmar parcerias com agências de marketing digital é a solução mais adequada para se manter, atrair e se relacionar com novos e velhos clientes, através de uma estratégia inteligente e pensada com todo o cuidado para impactar positivamente os negócios corporativos.

Segundo uma pesquisa realizada pela E-bit – empresa que desenvolve estudos sobre a evolução do mercado no âmbito digital e reputação das empresas nesse mesmo ambiente -, os negócios na internet não param de crescer e a expectativa é que esse número aumente nos próximos anos.

Esses dados nos alertam para duas grandes questões: a primeira, a tendência é que o mercado se torne cada vez mais concorrido, exigindo que adotemos estratégias para garantir a nossa sobrevivência; a segunda, firmar parcerias com agências que possam, de forma eficiente, colocar em prática um plano de ação de marketing digital que auxilie a empresa a se manter nesse mercado e a conquistar os seus objetivos dentro do “ciberespaço”, nome atribuído por Pierre Levy – grande pesquisador do universo digital -, será uma questão de necessidade!

Porém, poderíamos ainda colocar uma grande terceira questão, ou melhor, algumas outras questões: o que devemos saber antes de contratar uma agência de marketing digital? Quais fatores devem ser levados em consideração? Junte-se a nós e vamos descobrir quais são os fatores que você deve considerar antes de contratar uma agência de marketing digital!

8 coisas que você precisa saber antes de contratar uma agência de marketing digital

1. Habilidades e competências da equipe

Antes de contratar, avalie as habilidades e as competências da equipe profissional da agência. O ideal é que ela conte com uma equipe multidisciplinar, como: relações-públicas, jornalista, publicitário, profissional do marketing, designer, produtor de conteúdo, gestor de mídias sociais, programador, etc. É uma maneira de garantir que o serviço que vamos confiar à agência seja feito com excelência e por profissionais capacitados e criativos.

2. Portfólio

Toda agência – ou praticamente todas – dispõem de um portfólio com as atividades profissionais desenvolvidas e os clientes atendidos. É importante avaliar o portfólio e os trabalhos que foram realizados. Assim como, saber quais foram os clientes atendidos pela agência, se foram de pequeno, médio ou grande porte. De posse dessas informações, você poderá considerar a qualidade e a eficiência do trabalho, bem como saber a sua capacidade de atendimento.

3. Por dentro das tendências do mercado

Uma agência de marketing digital deve estar sempre atenta às inovações tecnológicas e às mudanças de comportamentos de pessoas para, assim, oferecer um serviço de ponta aos seus clientes, considerando as tendências do mercado.

Portanto, avalie se as ferramentas utilizadas pela agência são de última de geração e se ela tem a tradição de desenvolver seus métodos e planejamento de marketing digital com base em pesquisa de mercado, considerando, entre outros fatores, a mudança de comportamento das pessoas.

4. Foco no ponto forte!

Em qual área reside a maior especialidade e competência da agência? Marketing de conteúdo? Gestão de redes sociais? Criação de sites? Em suma, as agências de marketing digital podem atuar em apenas uma área, mas também podem atuar de forma integrada, dependendo da equipe que a compõe.

Assim, é muito importante saber exatamente a especialidade da agência ou as suas especialidades, pois, ciente disso, você poderá avaliar se a sua demanda pode ou não ser atendida por ela. Além disso, considere verificar se essas competências são capazes de fazer a agência se sobressair em relação às demais.

5. Certificações e premiações

Certificações e premiações são a garantia que temos para acreditar que a agência oferece um serviço diferenciado, capaz de fazê-la ser reconhecida e premiada em face de suas práticas profissionais. Assim, é importante que você pesquise se a agência possui certificações e premiações. Geralmente essa informação pode ser encontrada em seu site. Contudo, vale tomar cuidado também com as agências que se preocupam mais em acumular prêmios do que entregar resultados.

6. De olho nos prazos e resultados

Trata-se de um item essencial, o qual você não deve deixar de avaliar, seja contatando clientes que foram atendidos ou fazendo uma pesquisa diretamente com a agência. Averigue se ela oferece relatórios minuciosos que demonstrem resultados alcançados, assim como planos de melhoria, caso aqueles não tenham sido atingidos de acordo com o que foi planejado.

Além disso, analise se ela tem a tradição de cumprir prazos, não prejudicando assim o seu plano de marketing digital. Para fazer esse tipo de avaliação, basta recorrer aos depoimentos e comentários que são deixados pelos clientes em sites de redes sociais da agência.

7. Atendimento no pós-venda

É fato que muitas agências possuem equipes super qualificadas, capazes de fazer a diferença no planejamento de marketing digital de diversas empresas. Porém muitas delas, quando contratadas, em vez de oferecer um serviço de qualidade, cumprindo a promessa inicial, oferece um atendimento ruim e abaixo da expectativa, levando o cliente a uma experiência de insatisfação total.

Por isso, antes de contratar uma agência de marketing digital, busque maneiras de avaliar a qualidade do atendimento da agência, assim como a sua disponibilidade para resolver problemas rotineiros.

8. O que andam falando sobre ela?

Sem dúvidas, antes de contratar uma agência é preciso conhecer a sua reputação e o que os clientes e o mercado pensam ou avaliam sobra ela. Analisar depoimentos de ex-clientes em sites como o Reclame Aqui e verificar a nota que os clientes dão à agência no Facebook é uma forma de avaliar a sua reputação e, com isso, decidir pela sua contratação ou não.

Depois de todas essas recomendações, contratar uma agência de marketing digital ficou um pouco mais fácil, concorda? Enquanto estiver pesquisando com base nas sugestões que oferecemos, lembre-se e tenha sempre em mente: o que está em jogo é o planejamento de marketing digital de sua empresa. Contrate a agência mais capacitada, que conte com profissionais qualificados e criativos, capazes de fazer a sua empresa se sobressair e lucrar mais.

 

→ A P12 Digital é mais que uma agência de comunicação. Somos uma empresa que evidencia marcas, conecta pessoas e apresenta resultados. Aqui, fazemos sites, e-commerces, blogs, produzimos conteúdo, criamos identidades e colocamos sua marca no Google e nas redes sociais. Fale conosco: ✆ (11) 4107-5077 | Whats: 9 4734-3917 | atendimento@grupoemais.com.br

Os comentários estão encerrados.