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chats

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A facilidade que os dispositivos móveis oferecem está, cada vez mais, impactando na forma com que as marcas se comunicam com seus clientes e consumidores. Chats, como o WhatsApp, Messenger e SMS foram apontadas como as mais eficientes, entenda…

“O melhor canal de comunicação entre empresas e clientes é o chat.”, foi o que mostrou a pesquisa “O Retrato dos serviços ao cliente no Brasil”, realizada pelo CIP (Centro de Inteligência Padrão), em parceria com a OnYou (auditoria de experiência do cliente).

→ Já faz tempo que agências de marketing e publicidade, assim como as marcas vêm notando essa singela, porém evidente, mudança no comportamento do consumidor….

O chat melhorou o atendimento

O estudo apontou que o chat foi o canal que mais cresceu nos últimos 5 anos, 3,4%. A taxa de espera diminuiu 87%, o que resultou em uma melhora significativa no atendimento. A grande procura por esse meio de comunicação despertou nas empresas um senso de urgência e importância, até então negligenciado.

O uso de chat para atendimento ao cliente aumentou de 1% para 6,9% entre as empresas. Os canais tradicionais, como telefone, e-mail e formulário de contato estão presentes na maioria das empresas. Contudo, aumentou o investimento em canais de chats, tais como: chats online (em sites), WhatsApp, Messenger do Facebook e SMS.

WhatsApp: o queridinho do povo

O WhatsApp é um dos queridinhos do público! O número de atendimentos realizados pela ferramenta está 7 vezes maior. Os chats ainda são considerados um método alternativo, contudo as empresas estão investindo forte neles, e como resultado estão conquistando mais a atenção e o carisma do consumidor brasileiro.

Já o pior canal de comunicação, apontado pelos entrevistados, é o telefone. E-mail e Fale Conosco não ficam atrás, pois o número de pessoas que tentam entrar em contato com a empresa por esses meios e não obtém resposta, chega a quase 32%. E você, costuma usar chat para se comunicar com seus clientes?

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