usuários do facebook
Pesquisa identificou 4 tipos de usuários do Facebook
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Compra e venda de likes e seguidores nas redes sociais, influenciadores digitais e marcas em busca de audiência
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redes sociais

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Já faz algum tempo que as redes sociais ganharam um espaço significativo nas estratégias de marketing. Com o surgimento do Marketing Digital, elas se tornaram fundamentais para atingir o público-alvo e construir uma relação sólida e duradoura com o novo consumidor da era digital.

Isso porque, cada vez mais o brasileiro se torna adepto das redes sociais: ainda no último trimestre de 2015 o Brasil apresentava 45% da sua população ativa em pelo menos alguma rede social, segundo a pesquisa Digital in 2016.

Já os jovens passam o dia todo conectados. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, feita pela Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República, 65% dos entrevistados com até 25 anos de idade acessam a internet diariamente no Brasil.

Esses dados mostram o que motivou as empresas brasileiras a investirem em presença nas redes sociais. De acordo com o Social Media Trends 2017, 92,1% das empresas no país estão presentes nas redes sociais, sendo que 60,1% delas julgam essas ferramentas como muito importantes para os negócios.

Por que as marcas estão nas Redes Sociais?

A mesma pesquisa mostrou que para os entrevistados as principais vantagens de uma marca estar presente nas redes sociais são visibilidade online (83,2%) e interação com o público (63,2%). É justamente a interação com o público que ajuda a construir a relação estratégica entre marca e consumidor, que ajuda a aumentar as vendas no novo modelo de mercado estabelecido pelas transformações tecnológicas.

Os entrevistados na pesquisa Social Media Trends 2017 citaram como maiores benefícios de utilizar as redes sociais a divulgação da marca (77,4%), engajamento com a audiência (63,2%), aumento de tráfego no site/blog (50,3%) e aumento de vendas e do número de clientes (48,5%).

Redes Sociais mais populares

Os dados levantados nas pesquisas reafirmam a necessidade de se estar presente nas redes sociais para atrair novos consumidores e manter uma relação com os seus clientes, gerando fidelização.

Acontece que cada rede social tem suas particularidades, seu público, sua linguagem e suas vantagens. A escolha certa dessa ferramenta é muito importante para atingir corretamente seu público-alvo e conseguir bons resultados. Por isso, é preciso conhecer as principais redes sociais antes de definir em quais sua empresa precisa estar presente. Abaixo, trazemos um breve descritivo das mais populares, confira!

1º Facebook

O Facebook é a mais usada no mundo todo, inclusive no Brasil, onde tem mais de 100 milhões de usuários, tornando o país o 3º mais ativo na rede social. O grande número de usuários faz do Facebook uma ferramenta quase que obrigatória para qualquer empresa, afinal, é bastante abrangente e possibilita o compartilhamento de vários tipos de conteúdos, como: textos, imagens, GIFs e vídeos.

Ele ainda apresenta outras vantagens, como a possibilidade de criar uma página para o seu negócio sem pagar nada, ser um canal de comunicação direto com o público, através das publicações, mensagens inbox e avaliações da empresa.

Há ainda os recursos de divulgação e promoção, como as ferramentas de impulsionar (para atingir novos públicos, através de publicidade), de criação de eventos (divulgar eventos e convidar seguidores) e a criação de ofertas (fazer promoções e oferecer cupons). Para arrematar, o Facebook oferece estatísticas valiosas para entender e conhecer seus curtidores.

2º YouTube

O YouTube é a segunda maior rede social do Brasil, se não levarmos em conta aplicativos de troca de mensagens. Essa rede social de vídeos cresceu muito recentemente com o fenômeno dos Youtubers e permite publicar conteúdos criativos e diversos, interagir com o público, divulgar produtos, fomentar discussões e até ganhar dinheiro por meio de conteúdo original.

Uma das vantagens é poder editar o vídeo dentro da própria rede social e também incluir anotações e links para seu blog, site e outras redes sociais. A área de comentários permite a interação com o público, que dá opiniões, sugestões e até debate. A rede permite avaliar o vídeo de forma positiva ou negativa e quem se inscreve no canal recebe atualizações das postagens. É possível ainda fazer vídeos ao vivo (stream ou lives) para responder perguntas do público, interagir, oferecer aulas e conteúdo ou entreter.

3º Linkedin

O LinkedIn está crescendo bastante no Brasil, onde tem cerca de 25 milhões de usuários ativos. Voltado para o mundo corporativo, tem um papel estratégico para divulgar vagas, captar novos talentos e compartilhar e acompanhar conteúdos relevantes sobre negócios de vários segmentos.

O perfil da empresa no LinkedIn tem um objetivo diferente: é mais voltado para produtos e serviços em vez de criação de conteúdo e serve para fazer networking, estreitar relacionamentos, encontrar investidores, buscar talentos e até desenvolver parcerias.

Os grupos servem para fomentar o debate, interagir com outros profissionais e negócios e descobrir tendências, o que ajuda a melhorar a sua própria empresa. É possível, também, fazer recomendações que aumentam a credibilidade da empresa.

4º Instagram

O Instagram, a maior depois do Youtube, caiu no gosto das empresas e é a segunda preferida pelas marcas brasileiras, atrás apenas do Facebook. É possível postar vídeos curtos e fotos, que você pode editar no próprio aplicativo. As fotos podem ser de produtos, eventos, personalidades, depende do tipo de negócio.

O Instagram é muito usado por jovens e é forte em segmentos como moda, beleza e fitness. A interação se dá através dos comentários, no qual é possível fazer promoções e concursos, e das mensagens diretas. O uso de hashtags é essencial, elas atingem novos públicos e ajudam a promover campanhas.

5º Twitter

Caracterizado por seu espaço limitado (140 caracteres), o Twitter perdeu volume de usuários nos últimos anos, mas ainda é muito importante nas ações de marketing e dita assuntos tratados por outros meios de comunicação. Ele é valioso para campanhas de marketing, porque traz feedbacks instantâneos e muito engajamento, principalmente através das mentions (mensagens públicas que podem ser mandadas para outros usuários e empresas).

Além de texto, os tweets podem conter fotos, GIFs e vídeos. O Twitter ajuda a mostrar tendências, através dos Trending Topics, que são os assuntos mais falados no momento na rede social. As hashtags também auxiliam sua marca a conseguir visibilidade.

E aí, concorda com a colocação? Se gostou do texto curta, compartilhe e marque seus amigos empreendedores. Deixe nos comentários a rede social que mais lhe traz resultados e qual o seu segmento de negócio.

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