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tendências para o marketing digital

tendências para o marketing digital

O Marketing acompanha as mudanças constantes da tecnologia e dos hábitos dos consumidores. Todo ano, novas estratégias de Marketing Digital surgem e crescem, enquanto outras são deixadas de lado, ditando o que deve ser tendência no próximo ano. As tendências ajudam a direcionar as ações das empresas, por isso, é importante estar por dentro do que deve ser mais utilizado em 2018 para atrair os consumidores. Entender de antemão as tendências do Marketing Digital para 2018 te dá a vantagem de sair na frente da concorrência e começar a planejar suas estratégias para conquistar mais público.

A seguir você confere o que vai ganhar espaço no Marketing Digital em 2018 e fazer a diferença na divulgação da sua marca.

  1. Inteligência artificial

Nossa visão de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ainda está muito ligada aos filmes futuristas e de ficção científica, mas ela pode ser aplicada aos negócios. Inteligência artificial nada mais é do que o desenvolvimento de máquinas que aprendem a imitar o comportamento humano.

Na prática, a inteligência artificial já está sendo usada de forma a aumentar a satisfação dos clientes e otimizar os resultados. Tudo isso se dá de diversas formas, como a automação de tarefas de diferentes graus de complexidade, inclusive no que diz respeito ao atendimento ao consumidor. Em 2018 passa a ser uma tendência pois está cada vez mais acessível, agiliza e personaliza as ações, é prática, reduz as chances de erros e melhora os resultados.

  1. Realidade aumentada

É capaz de unir o mundo real e o virtual através de dispositivos, como smartphones e webcams, integrando informações virtuais ao ambiente físico em que estamos. Ela já foi testada com sucesso e é muito útil, porque ajuda o consumidor na decisão de compra e até mesmo na formação de profissionais, por isso deve ganhar mais espaço em 2018.

A REALIDADE AUMENTADA possibilita que o cliente visualize melhor o serviço ou produto. É possível, por exemplo, ver como você ficaria usando um vestido sem ter que prová-lo, conhecer uma casa que quer comprar sem ter que ir até o local, ou visualizar as alterações que quer fazer em uma reforma. Hoje, a realidade aumentada já é usada, inclusive, na formação de médicos, permitindo que eles estudem anatomia através de corpos virtuais.

  1. Influenciadores digitais

Os INFLUENCIADORES DIGITAIS são personalidades que têm muito destaque nas redes sociais, com milhares de seguidores e curtidas. Tudo o que eles mencionam ou indicam faz sucesso entre o público que os seguem.

Porém, é preciso estar atento na hora de escolher um influenciador. Não basta olhar apenas quantas pessoas ele atinge e resultados com outras marcas, é preciso levar em consideração o público que o segue e entender se é o mesmo do seu produto ou serviço. Há muito espaço para investir nos influenciadores digitais no YouTube, mas Instagram, Twitter e Snapchat também podem ser boas apostas, dependendo do seu negócio. Vale a pena ficar atento!

  1. Chatbots

Os CHATBOTS são ferramentas que utilizam a automação possibilitada pela inteligência artificial para responder automaticamente os clientes em busca de informações básicas. O “robô” responde as mensagens que a marca recebe quase que instantaneamente, melhorando o tempo de resposta e deixando os clientes mais felizes. Enquanto isso, os funcionários podem investir seu tempo em outras tarefas.

Esses programas são capazes de melhorar a comunicação da empresa com o consumidor, otimizando o serviço de atendimento, já que são mais rápidos e oferecem respostas diretas, educadas e objetivas.

  1. Streaming

O Facebook é a principal rede social no mundo todo e já está investindo em transmissões ao vivo, o STREAMING, fazendo com que essa ferramenta comece a se tornar parte da cultura dos usuários, que usam cada vez mais ela ao invés de outras mídias.

Uma pesquisa feita pela Livestream indicou que 80% dos participantes preferem assistir uma transmissão ao vivo em vez de ler um texto em um blog. Esse resultado se explica tanto pela preferência das pessoas por recursos visuais quanto pelo fato da proximidade, já que o streaming permite que as empresas se tornem mais pessoais ao mostrar quem está nos bastidores e o que acontece na empresa.

  1. Mobile marketing e micro-momentos

O MOBILE MARKETING busca otimizar sites e mídias sociais para esses dispositivos, melhorando a experiência do consumidor. A proposta do smartphone é justamente reunir diversas funcionalidades em um mesmo aparelho, criando uma experiência com mais praticidade. Com o crescimento desses dispositivos no Brasil, um número cada vez maior de pessoas utiliza o celular para buscar diversão, entretenimento e também consumir.

Ao mesmo tempo, o mobile fragmentou a atenção do consumidor. Os micro-momentos dizem respeito às necessidades imediatas do público, que consome em um impulso momentâneo enquanto realiza outras tarefas no celular, como conversar, checar e-mail e assistir vídeos. Os micro-momentos atendem uma necessidade pontual, em que as decisões são tomadas rapidamente.

  1. Pesquisa por imagens

Conseguir aparecer na primeira página do Google é uma tarefa difícil, mas você sabia que pode se destacar na pesquisa por imagens? Esse recurso é uma alternativa que também utiliza técnicas de SEO, mas tem a vantagem de que em uma busca aparecem dezenas de imagens logo no topo e basta rolar para ver outras dezenas, ao contrário da busca por textos, em que há a limitação de 10 sites por página.

Como ajuda no posicionamento e gera mais tráfego, melhorando o ranqueamento, além de poder aparecer nos resultados da pesquisa de texto do Google, esse é um recurso que deve ser bastante usado em 2018.

  1. Mídia digital Out of Home

Essa estratégia já tem sido bastante usada e continua forte em 2018, pois permite que o consumidor tenha contato com a marca mesmo off-line, impactando-o fora de casa, além de possibilitar integração com redes sociais.

O marketing OUT OF HOME utiliza painéis, outdoors digitais e outros recursos tecnológicos que permitem chamar a atenção dos transeuntes (pessoas em movimento, de passagem) de forma criativa, muitas vezes através de recursos interativos. Pode ser aplicado nas ruas, em shoppings, em pontos de ônibus/metrô, em supermercados e em qualquer outro lugar que garanta boa visibilidade.

Alguns desses itens já são usados no marketing digital, mas a partir de 2018 ele ganharão mais força e destaque na publicidade. Vale lembrar que apesar de ser tendência, sua empresa não precisa começar a aplicar todas, somente as mais significativas para sua marca, público e segmento.

Bom, esse foi o nosso último post blog do ano. Desejamos a todos boas festas e uma ótima passagem de ano. Em 2018, voltaremos com força total e cheio de novidades, então continuem nos acompanhando e preparem-se! Obrigado e até 😉

 

 

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