Você sabe a diferença entre um site amador e um site profissional?
Podemos classificar os sites amadores como todos aqueles feitos por meio de construtores de sites, ou seja, plataformas que permitem a personalização e usa templates prontos. Já os sites profissionais são aqueles criados por agências com profissionais experientes no setor. Com esses termos definidos, vamos avaliar a seguir quais são as principais diferenças entre cada tipo.
Os sites amadores podem ser feitos por qualquer pessoa, mas são limitados e não permitem a personalização completa das páginas. O desenvolvimento de um site exige muito mais do que apenas a execução de tarefas, é preciso apostar na navegação, usabilidade e na facilidade de interação. Com os amadores, é preciso mais dedicação para obter uma qualidade inferior. Já com o site profissional é diferente… Ao contratar uma agência com profissionais qualificados, é preciso apenas explicar os objetivos da sua empresa e esperar por um site completo e de qualidade superior.
Os sites profissionais não possuem limitações e é possível personalizar o layout com total liberdade. As plataformas de criação de site oferecem diversos temas já prontos que podem ser personalizados pelo usuário. É possível, na maioria dos casos, alterar cores e fontes, mover e alterar botões, dentre outras opções. Contudo, as opções ainda são limitadas.
Na verdade os pontos anteriores se repetem nesta questão. As plataformas de criação de site até oferecem a instalação de plugins, mas de forma um tanto quanto restrita. Os sites profissionais já não encaram este obstáculo e oferecem uma gama enorme de plugins, que permite uma maior liberdade de personalização em cada página, assim como recursos superiores quanto a métricas, SEO, navegação, usabilidade e outros.
Ter um domínio próprio é fundamental para sites profissionais. Essa característica dá mais credibilidade à marca. Nos criadores de site nem sempre existe essa opção. Já os sites feitos por profissionais especializados em tecnologia são desenvolvidos contando com o domínio próprio desde o começo.
Após o site pronto e divulgado, é importante que ele seja facilmente encontrado nos sistemas de busca. Para isso, é preciso conhecer e aplicar boas práticas de SEO ao site. Esta função é mais acessível nos sites profissionais, com plugins próprios.
É preciso manter o foco nos dados para avaliar o número de visualizações e todo o retorno dos leitores. Assim, é possível acompanhar o crescimento do site e fazer as alterações que se mostrarem necessárias. Mais uma opção indispensável para os sites, que precisam saber como se destacar em meio à concorrência!
Ao apostar em um site profissional, o empresário pode focar nas atividades da empresa enquanto um profissional experiente desenvolve o site. Além disso, o site profissional apresentará mais retorno após pronto, conquistando a confiança do cliente.
Com todas essas diferenças esclarecidas, é preciso avaliar os objetivos do seu site, seus conhecimentos e o orçamento disponível para essa tarefa. Lembrando ainda que, antes de começar a desenvolver o site, é imprescindível avaliar o mercado e ter um plano de negócios muito bem estruturado.
Se você gostou desse texto, curta, compartilhe e marque seus amigos empreendedores. Obrigada e boa semana 😉
→ A P12 Digital é mais que uma agência de comunicação. Somos uma empresa que evidencia marcas, conecta pessoas e apresenta resultados. Aqui, fazemos sites, e-commerces, blogs, produzimos conteúdo, criamos identidades e colocamos sua marca no Google e nas redes sociais. Fale conosco: ✆ (11) 4107-5077 | Whats: 9 4734-3917